Sisu: como funciona

terça-feira, janeiro 23, 2018
 Hoje as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abriram e eu vim falar sobre como funciona o Sisu e tirar as principais dúvidas sobre o programa. Apesar de não ser um bicho de sete cabeças, muita gente ainda tem dificuldade para entender. E é normal, ninguém nasce sabendo! Por isso, resolvi tentar explicá-lo para vocês, afinal é uma ferramenta que define seu ingresso no Ensino Superior, portanto deve ser usada corretamente para evitar problemas.

Sisu


Como funciona o Sisu

 Já vou começar lembrando que no Sisu você apenas pode se inscrever para instituições públicas. Então se você quer entrar naquela tão sonhada universidade estadual ou federal, agora é sua oportunidade. 
 Quando você entrar no site do Sisu vai aparecer essa página inicial aí da imagem de cima. Ali no lado esquerdo da tela (no site), você tem uma aba que tira a maioria das dúvidas, então fique à vontade para poder explorar ela também.
 Ah, e esteja atento que a nota do Sisu é tida por pesos. Cada instituição pode decidir se quer pesos diferentes e determiná-los. Portanto, sua nota pode mudar de instituição para instituição. Mas não se preocupe, pois o próprio sistema já calcula a nota para você, baseado nas suas notas do ENEM, apenas não estranhe se a nota mudar.

 1) No quadrinho 1 da imagem, você tem o local de fazer sua inscrição. Para conseguir acessar essa parte, clique no botão laranja "Fazer Inscrição" e coloque seu número de inscrição do ENEM (caso não saiba qual é, é só acessar a página do participante do ENEM com seu CPF e sua senha e olhar o número de inscrição lá) e a mesma senha que você utilizou na inscrição do ENEM. Depois, você vai colocar os dados que forem solicitados e vai escolher o curso, instituição e turno.
 Você possui 1ª e 2ª opções de curso. A principal recomendação é que você coloque o curso, a instituição e o turno que você mais quer entrar na 1ª opção, porque caso sua nota dê para você passar na 1ª opção, a 2ª vai ser automaticamente cancelada, mesmo que você prefira ela, então é bom estar atento a isso. 
 Já o contrário também acontece, caso sua nota não dê para passar na 1ª opção, você ainda tem chance de passar no curso, instituição e turno que colocou na 2ª opção, então não adianta repetir o mesmo curso, instituição e turno nas duas opções, pois suas chances não serão maiores, pelo contrário, vai ter sido como se você só tivesse colocado apenas uma opção.

 2) Após escolher suas duas opções e finalizar o processo, você pode acompanhar sua inscrição clicando no botão "Ver Inscrição" que está no quadrinho 2 da imagem. O legal é que se você mudar de ideia sobre o que colocou na 1ª e/ou na 2ª opção, você pode modificá-las. 

 Atenção: quando as inscrições fecharem, a última modificação é a que vai valer.

 A partir do segundo dia de inscrições já aparecerá a nota de corte de cada curso. Essa nota é calculada baseada na menor nota que você, teoricamente falando, deve ter para entrar no curso, ou seja, é a nota de quem está no último lugar das vagas disponíveis para certo curso.
 Para exemplificar melhor: vamos supor que haja 30 vagas para Letras na instituição X, no turno Noturno. A nota de corte para esse curso será a nota da pessoa que está na posição 30 (porque essa é a última posição já que só há 30 vagas).
 O problema é que algumas - várias - pessoas se inscrevem em um curso e depois resolvem mudar a opção, então como essa nota só é atualizada uma vez ao dia, independente de quantas pessoas mudarem suas opções durante aquele dia, a nota permanecerá a mesma até a próxima atualização.

 Atenção: Por mais que essa nota de corte seja um indicador extremamente forte de se você vai ou não passar em um curso, ela não é definitiva. Então, você pode parecer aprovado pela nota de corte do último dia de inscrição, mas no decorrer desse dia pessoas com notas mais altas do que a sua podem se inscrever e tirar sua vaga. Da mesma forma, sua nota pode ser menor que a de corte, mas alguém com nota maior que a sua pode desistir e você pode ser aprovado a partir disso. Então não se desespere.


É IMPORTANTE LER TAMBÉM:


 3) Caso você não saiba quais instituições possuem o curso que você quer, não saiba quais cursos (e em quais campus) a instituição que você quer entrar oferece ou não saiba quais as instituições que a cidade ou estado para onde você quer ir possui, você pode clicar em "Pesquisar Vagas", que aparece no quadrinho 3, e tirar essas dúvidas.

Fonte: Gerador Memes

 4) Uma coisa interessante é o aplicativo do Sisu. Caso você não tenha acesso a um computador ou prefira resolver as coisas na palma da mão, você pode instalar o aplicativo e utilizar o Sisu de forma mais fácil para acompanhar sua inscrição.

 5) No quadrinho 5, você encontra o cronograma. Esteja bem atento a ele para não perder nenhum prazo, pois não será possível recuperar o que se perdeu, mesmo que você resolva ir fazer um escândalo na instituição. Essa responsabilidade é sua. 
 No cronograma, você verá quando participar da lista de espera para tentar passar em outras chamadas, caso não passe na primeira. E isso é algo interessante, porque quando a pessoa recebe o resultado e vê que não passou, se sente mal por isso. Mas saiba que há casos em que as pessoas que passaram não comparecem no prazo para se inscrever ou não conseguem comprovar as informações que deram (daí a importância de não mentir ao colocar seus dados) ou simplesmente desistem da vaga. Portanto pode acabar sobrando vaga e há instituições que chegam a fazer até cinco chamadas e você pode passar em alguma delas.
 Enfim, esteja atento a todos os dados do cronograma, pois são de extrema importância para que ocorra tudo bem na sua inscrição. E lembre-se sempre de não deixar para fazer as coisas de última hora para não cair nos imprevistos da vida.

 Bom, o post ficou um pouco longo, mas eu creio que tenha ficado tudo bem explicadinho e que a leitura valha a pena. E não se preocupe se você não passar dessa vez, haverão outras chances de tentar. Você é capaz e é bem além da sua nota. Gostou do post? Tem alguma dúvida? Comenta aí em baixo e eu ficarei feliz em responder.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.