Como organizar o Pinterest e instalar Rich Pins

quarta-feira, março 07, 2018
Organizar o Pinterest e instalar Rich Pins

 Sei que bastante gente quer saber como organizar o Pinterest e instalar Rich Pins, deixando ele amigável para o Google e para os próprios usuários, fazendo com que os acessos aumentem e, consequentemente, tendo mais visibilidade.
 Bom, ainda tenho muitíssimo o que aprender lá no Pinterest, porque estou começando agora. Mas, o pouco que já aprendi me deixou muito feliz e resolvi vir passar essas valiosas informações adiante, porque eu tive muita dúvida e dificuldade em achar conteúdos que as esclarecessem.
 Então, aqui não vou ensinar dicas experts, ok? Mas vou falar sobre como consegui organizar o meu e como deixá-lo com uma boa aparência e sociável, atraindo mais visitas.
 Começando pelo basicão, você precisa escolher um nome bom para sua conta. Se você possui blog e vai usar o Pinterest para atrair mais visitas, então mostre ao público exatamente quem você é. Coloque o nome do seu blog, de preferência, acompanhado do principal tema dele (Ex.: Lysonjeada || Blog de Estilo de Vida). Assim, quem procurar por você ou pelo seu tema, te achará com muito mais facilidade. Então, não vale colocar nomes esquisitos e difíceis.

Organizar o Pinterest e instalar Rich Pins
Fonte: Blasting News

 Depois, é hora de pensar na descrição. Contas sem descrição são facilmente descartadas, porque as pessoas querem saber o que vão encontrar ali para ter certeza de se vão continuar ou não olhando. Nesse mundo atual, as pessoas querem economizar tempo a todo custo. Então, coloque uma descrição breve de tudo que seu blog trata, para poder atrair pessoas interessadas naquilo. Só os pontos principais já é suficiente, não precisa escrever redação nota 1.000 do ENEM.
 Para continuar sendo feliz por lá, crie pastas E SUBPASTAS. As pastas seriam, por exemplo, os temas principais que você aborda no blog, como Moda, Beleza, Música, entre outros. Já nas subpastas, que ficam dentro das pastas, você pode especificar melhor seus temas. Por exemplo, você pode dividir Moda em Moda Casual, Moda Inverno e Moda Praia. Tente escolher coisas que têm a ver com o que você trabalha e faça essas divisões para que seja tudo bem organizado.
 Para deixar as pastas mais organizadas ainda, coloque uma descrição com tudo o que você trata naquela pasta. Mais uma vez, ressalto que não precisa ser um textão. Apenas um parágrafo, com os principais tópicos é o suficiente. Se quiser, coloque hashtags para ajudar. Nas subpastas, não tem como colocar descrição, então é importante colocar um  nome que já dê a entender exatamente o que tem ali, como os exemplos que dei acima.
 Com pastas e subpastas já definidas, agora você pode selecionar seus pins. Um "pin" é uma imagem que você salva em alguma de suas pastas/subpastas. Caso você não queira colocar imagens do seu próprio blog, selecione imagens legais, interessantes e que tenham a ver com você, de outros locais. E sempre escolha as pastas/subpastas corretas para cada tipo de imagem. Assim, ao entrar em alguma delas, a pessoa já vai achar o que procura em vez de se deparar com um emaranhado de informações loucas, haha.

Organizar o Pinterest e instalar Rich Pins
Fonte: Mudando a Internet

 Bom, a partir disso, sua "página inicial" do Pinterest já estará organizada. Se você puder, tire uma foto ou print do antes e do depois, para perceber a diferença. Estará tudo bem bonito e arrumadinho. Escolha uma foto de perfil adequada (como a logo do blog, por exemplo), organize suas pastas na ordem que preferir e escolha um nome de usuário condizente com o nome da conta. Agora, vamos à parte dos Rich Pins.
 Primeiramente, é importante você saber que os Rich Pins, são pins avançados que ajudam o Pinterest a ter mais informações sobre o seu conteúdo, o tornando mais completo e fazendo com que mais pessoas se interessem por ele e o compartilhem. Existem algumas categorias, que são: artigos (própria para blogs como o Lysonjeada, que escreve posts com textos), receitas, apps, filmes, lugares e produtos. Então, escolha a categoria do seu conteúdo.
 Nas duas imagens abaixo, dá para perceber, claramente, a diferença e a importância de uma conta que possui Rich Pins e de uma que não possui. Na primeira imagem, as informações são bem simples, escassas e não atrativas. Já na segunda, a chamada é bem mais completa e interessante, contendo a fonte do artigo, com icon e nome personalizado, uma descrição (igual à que você usou no post), a data de publicação, o autor.

Organizar o Pinterest e instalar Rich Pins

Organizar o Pinterest e instalar Rich Pins


 Existe uma certa complicação sobre como instalar esses Rich Pins no blog (no Blogger, no meu caso). Vou dar uma breve explicação sobre como instalei o meu, mas é importante citar que eu consegui entender como fazer isso com o post Pinterest Hacks: Como Ter Rich Pins e Colocar Pin It Button Sobre as Imagens, lá do blog Compra-se Um Fusca. Tem vídeo e tudo.
 Então, eu já havia configurado minha conta como conta business (conta de negócios), tinha verificado o site e tudo mais. Mas o bendito do Rich Pin, eu não conseguia configurar. Aí depois de ler o post que indiquei, as ideias começaram a clarear.
 Eu entrei no link que foi indicado no post e cliquei em Article Pins (que foi a categoria que eu escolhi). Aí, em outra aba, abri o meu tema aqui no Blogger, cliquei dentro do conteúdo, dei Ctrl + F e procurei por </head>. Acima dessa tag, colei o código que copiei do Open Graph, lá da página do Pinterest que eu tinha deixado aberta. Lembrando que só é necessário repetir esse processo uma vez. Depois, todos os seus posts, novos e antigos, automaticamente serão atualizados com Rich Pins.
 Nas primeiras vezes que tentei, não dava certo. Depois, percebi que era erro de compreensão e de atenção. Por exemplo, no espaço de colocar o nome do blog, eu colocava só Lysonjeada, mas quando eu coloquei o título  do blog, foi como Lysonjeada - meu jeito de viver, então eu tinha que colocar assim também no código.

Por exemplo, meu código ficou assim:

<meta content='article' property='og:type'/>
    <meta content='5 fatos sobre: morar em outra cidade' property='og:title'/>
    <meta content='Pensa em morar em outra cidade e quer saber 5 fatos sobre essa experiência incrível? Vem conferir aqui o que eu te contei!' property='og:description'/>
    <meta content='http://www.lysonjeada.com.br/2018/02/morar-em-outra-cidade.html' property='og:url'/>
    <meta content='Lysonjeada - meu jeito de viver' property='og:site_name'/>
    <meta content='Lysia Ribeiro' property='article:author'/>

 Nesse código do Open Graphy pede, em ordem, essas coisas: categoria - no meu caso, foi article mesmo; título - aí seria o do post, com todas letras e sinais; descrição - no post que eu indiquei, vocês vão ver como colocar Descrição da Pesquisa no blog, e vocês precisarão copiar exatamente a descrição que colocaram no post; nome do site - nome completo escolhido como título; URL do postdata e hora do post  - por conta do formato diferente, caso você não entenda como colocar, pode excluir essa linha e deixar sem, mas é só colocar o ano, o mês, o dia, o fuso horário e a hora, no mesmo estilo que aparece no exemplo do código que você copiou; e o autor - coloque o nome igual ao seu nome de autor como você postou aquele post.
 Depois de colocar todas as informações, salve o seu tema. Aí é só abrir a página de validação do Pinterest e colar a mesma URL do post que você colocou no código salvo no seu tema. O próprio site vai te indicar as direções. Se estiver tudo certinho, vai validar. Quando eu coloquei tudo certinho no meu, validou na hora.
 Agora, é só felicidade! Seus pins estarão bem profissionais e seu Pinterest estará todo arrumadinho, pronto para receber visitas e, quem sabe, conquistar seguidores. Lembre-se sempre de dar pin nos seus próprios posts e nos posts que você achar legais por aí. Inclusive, se gostou desse post, não custa dar pin nele (utilizando o próprio botão de compartilhar no Pinterest, no rodapé do post) e ajudar a divulgar.
 Gostaram do post? Me contem aí nos comentários se eu ajudei de alguma forma, por favor. Se tiverem dúvidas, podem comentar também, vou ajudar no que eu souber e puder. Obrigada!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.