O que fazer em Morro de São Paulo

sexta-feira, março 16, 2018
O que fazer em Morro de São Paulo
Fonte: Qual Viagem

 Fui para Morro de São Paulo, uma famosa ilha aqui da Bahia, no início do ano e não tinha falado ainda sobre essa experiência por aqui. Por isso, resolvi falar o que fazer em Morro de São Paulo para te ajudar quando passear por lá.
 Tô com muita mania de ficar fazendo lista por aqui, então resolvi fazer esse post em forma de prosa mesmo. Fica até mais natural, haha.
 Bom, eu já tinha ouvido falar muito bem de Morro, mas nunca tive muita curiosidade em conhecer. No dia 01 de Janeiro desse ano, eu fui passar uns dias na casa de uns parentes em Guaibim, aí eles inventaram de ir em Morro e eu fui também.
 A primeira coisa que você pode fazer em Morro, na verdade, começa fora de Morro, haha. Geralmente existem duas opções para chegar até lá: lancha rápida ou barco. Eu aconselho que você pegue a lancha rápida, apesar de ser um pouco mais caro. 
 O barco é bem mais devagar e pode te deixar com enjoo, então vai ser ruim para a viagem. E sério, a experiência na lancha é incrível. Não precisa ter medo não, a pessoa não tá pilotando sem saber o que está fazendo, ok? Só siga as instruções de segurança e seja feliz com um friozinho gostoso na barriga.

O que fazer em Morro de São Paulo
Fonte: Bahia Inn

 Quando cheguei em Morro, tive que pagar R$15 reais (na época, era esse mesmo valor, independente de se você fosse passar apenas horas ou vários dias lá dentro). Não sei se era porque era início do ano ou se realmente vai continuar cobrando para entrar o ano todo. Mas, sério, vale a pena pagar o valor.
 Ah, e tem um pessoal que trabalha carregando malas, então caso você esteja com uma "carga pesada" pode pagar para alguém levar para você. Meu pedido pessoal, é que você não pechinche e seja generoso. Às vezes a gente acha ruim de pagar o trabalho duro de alguém, mas gasta "mundos e fundos" num prato de comida chique. Enquanto você está ali se divertindo, eles estão no sol trabalhando. Por favor, seja gentil!
 Logo quando cheguei, minhas primas, que já conheciam o lugar, me levaram para o mirante. Um lugar bem alto onde você pode ver uma vista bonita e tirar fotos. Lá em cima também, um pouco para o outro lado, tem a tirolesa, caso você não queira descer o caminho todo a pé. Aí com a tiroleza, você já para na praia.

O que fazer em Morro de São Paulo
Fonte: Férias Brasil

 Minha dica é: só suba até lá se você gostar de ter contato com a natureza (tipo, plantas), quiser tirar fotos com o mar bonito ao fundo, admirar a vista ou descer na tiroleza. Porque eu, sinceramente, não gostei de ter subido. Não queria perder tempo tirando milhares de fotos em vez de aproveitar o lugar (considerando que lá em baixo também tem lugares incríveis para fotos), não sou muito chegada em plantas e morro de medo de altura, haha.
 Depois, descemos a pé mesmo e fomos almoçar. A comida lá não é das mais baratas, mas considerando o nível do lugar, é de se compreender. Minha dica é que se você for passar vários dias, faça uma compra em algum supermercado de lá e escolha alguma hospedagem que tenha fogão e geladeira para preparar a própria comida. 
 Também tem um restaurante que vende comida barata logo no início da ilha, em frente à igreja. Ou, você pode simplesmente optar por pagar caro mesmo, caso esteja com grana, assim não precisa se preocupar com nada disso. Aliás, o que é caro para mim (que moro no interior, onde as coisas são mais em conta), pode não ser caro para você.
 Mas vale a pena dar uma investigada, mesmo nos restaurantes caros, viu? Porque eu parei em um que não tinha praticamente nenhuma opção de comida que eu gostasse (e olha que isso é difícil, haha), mas minhas primas já haviam começado a fazer o prato, então fiquei por lá mesmo.
 Descendo para as praias, tem várias lojinhas e restaurantes. Eu recomendo que você deixe para comprar lembrancinhas na volta, se não vai acabar ficando com bastante coisa na mão, que pode atrapalhar na hora de ir para o mar. Mas vale super a pena guardar alguma recordação.

O que fazer em Morro de São Paulo
Fonte: morrodesaopaulo.org.br

 Lá tem quatro praias. Eu ainda não entendi muito bem onde começa uma e termina a outra, mas sei que na primeira o mar é bem mais agitado. Na segunda praia, quando você começar a sentir o mar mais agitado é porque está perto da primeira, quando sentir o mar mais tranquilo, é porque tá perto da terceira. A terceira praia é bem suave e a quarta é mais paradona. 
 No dia que eu fui, percebi que a quarta praia é mais usada para tirar fotos bem legais, sem as ondas atrapalhando. Na terceira já haviam mais famílias, com crianças. E na segunda e na primeira tinha mais gringos que estavam ali pela curtição. 

O que fazer em Morro de São Paulo
Fonte: RêVivendo Viagens

 Falando em gringos, eu que sou fluente em inglês estava louca para praticar, mas, no dia em que fui, só rolava o pessoal aqui da América do Sul falando espanhol. Tem tanto gringo lá que tem hora que parece que é uma praia fora do Brasil, sério! Mas, apesar de não encontrar nativos do inglês, consegui colocar um pouco de espanhol em prática com umas hermanas argentinas e uns chilenos que encontrei por lá.
 Se você for para passar alguma noite lá, tente ir em alguma festa para conhecer pessoas novas. Pela conversa do pessoal, ali na praia eles queriam curtir mais com os próprios amigos e só queriam conhecer gente nova nas festas da noite, depois de alguns drinks, haha.

O que fazer em Morro de São Paulo
Fonte: Qual Viagem

 Bom, depois saímos do mar e fomos para a saída da ilha. Paramos em umas lojinhas, tiramos mais algumas fotos e fomos felizes da vida para casa. Foi, sem dúvidas, uma viagem que valeu muitooo a pena. Já quero voltar lá várias e várias vezes.
 Como só passei um dia, não deu para aproveitar tudo, mas lá tem a Toca Do Morcego, que é um lugar famoso onde você pode ter uma vista privilegiada do pôr-do-sol enquanto come algo e escuta uma música. E, com certeza, você vai achar várias outras coisas muito boas para fazer lá e até nas ilhas que têm lá perto.

O que fazer em Morro de São Paulo
Fonte: Será que volto?

 E aí, gostaram do post? Espero que sim! Comentem aí o que acharam da minha experiência, se já foram em Morro, se ficaram com vontade. Vou amar ler e responder vocês! Bom final de semana e até segunda!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.